A guerra contra planilhas — Se planilhas são "tão ruins", por que tanta gente usa?

Todo sistema vai te convencer a não usar planilha.

A resposta rápida é:

  1. Planilhas são ótimas: é muito rápido e fácil de usar ou criar algo novo.
  2. Conflito de interesse: empresas de sistema tentam vender sistemas.

Obviamente, a resposta não é “então é só todo mundo usar planilha e todo sistema é bandido”. Vamos analisar cada ponto mais de perto.


Planilhas para resolver tudo

Planilhas são ótimas para diversas funções. Todo nós utilizamos planilhas para as mais diversas situações, seja para um DRE ou para fazer um sorteio. Grandes bancos globais usam planilhas nos seus modelos até hoje para fazer seus cálculos, assim como padarias.

E o que leva do banco até a padaria a usar o mesmo software? A flexibilidade. Tudo é possível em planilhas, você pode editar o que quiser, criar regras, compartilhar com seu time e seja lá o que for.

Tanto é que existem empresas inteiras que tem como modelo de negócio criar planilhas para pessoas. Uma planilha pode custar até R$8.000,00 (R$2.500 com desconto), o que deixa bastante claro o quanto as pessoas gostam de planilhas e acreditam no poder delas gerarem valor.

Planilhas evoluíram muito nos últimos anos. O Google Sheets ou o Airtable são ótimas ferramentas que oferecem a flexibilidade de uma planilha na nuvem com diversas funcionalidades adicionais.

Planilhas são realmente boas para indivíduos (ex: alunos) e curto prazo:

  • São rápidas para realizar análises e contas.
  • Resolvem problemas pontuais muito bem.
  • O custo de aprendizagem e aquisição são baixos (até grátis).
  • São extremamente flexíveis.
  • É muito fácil compartilhar com o time ou com um cliente.

E mais.

Planilhas são realmente muito boas.


Amarrar cachorro com linguiça

É claro que todo sistema vai dizer que ele é muito melhor que as planilhas, no fim do dia eles querem que você compre o sistema deles. Os vendedores de software são treinados para destacar os problemas que uma planilha gera, ignorando as vantagens de uma planilha.

O que os vendedores de sistema vão destacar são coisas como:

  • Você não mantém o padrão dos processos da empresa.
  • Você não consegue automatizar tarefas com facilidade e as vezes as planilhas quebram (stress comum entre os usuários de VBA).
  • Você mesmo tem que criar do zero seus controles financeiros, vendas, estoques etc.
  • Você evita perder dados que ficam perdidos em planilhas. Gestão da informação é o caos.
  • Alguém do seu time pode ir lá e editar sem querer um valor e o resto do time usar ele como se fosse real. Qualidade da informação baixa e complicada de gerenciar (mesmo com históricos e versionamento).

E mais.

E realmente, os vendedores de sistema estão corretos. É bem complicado tocar um negócio na base da planilha, ainda mais se ele crescer.

Então, qual é o certo? Planilhas ou sistemas?

"Amarrar cachorro com linguiça" Ditado para representar conflito de interesse.

Sistemas tradicionais não resolvem completamente o problema das planilhas e geram novos

Os sistemas tradicionais são todos feitos no modelo "one size fits all", eles assumem que todas as empresas vão ter os mesmos problemas e soluções. O que ao meu ver é bem absurdo.

É o famoso "Dá para eu adicionar x ou melhorar y? — Não.", "O sistema é assim, não tem nada que a gente possa fazer" ou "Preenche o campo obrigatório com qualquer coisa só para avançar".

Exemplo de problema gerado por sistema engessado.

Sistemas engessados como quase todos que você encontra por aí que não são programáveis acabam gerando novos problemas para as empresas. Eles deixam de ter a parte que o vendedor de software esquece de te contar: você perde as vantagens da planilha.

A maior vantagem da planilha é ela ser editável e muito flexível, por isso que o que acontece nas empresas é essa mistura de Planilhas + Sistemas. É o jeito que as empresas encontraram para tentar ter um pouco da vantagem de cada um e minimizar as desvantagens.

Porém, isso continua sendo prejudicial para o dia a dia de todos e para o resultado da empresa. Ninguém gosta de resolver as coisas na mão em uma planilha e depois ter que subir as respostas no sistema. Todo mundo pensa "Mas não era pro sistema fazer isso para mim?". Sim, era.


O futuro dos Sistemas

Nós criamos o Jestor justamente porque acreditamos que todo indivíduo e empresa é único. O que fizemos foi pegar a melhor característica de cada uma das ferramentas:

  • Flexível e editável como uma planilha.
  • Eficiente, preciso e organizado como um sistema.

Buscamos sempre reduzir o seu tempo com tarefas toscas e retrabalho. Nosso objetivo é que o seu trabalho seja o mais fluido possível, para você focar no que importa. Então, construímos ele de forma que você possa:

  • Automatizar tudo.
  • Integrar com tudo.

Isso faz com o que o seu sistema trabalhe por você, do seu jeito.

Jestor é um dos poucos sistemas programáveis como o Salesforce, por exemplo.

Acreditamos que o sistema do futuro não só te dá a liberdade que você merece, mas também te dá acesso à um ecossistema rico de serviços (como nossos parceiros) e soluções (ex: Jestor App Store).

Para a gente, resolver o problema do seu negócio é o mais importante (e não vender sistemas). Nós gostamos muito de planilhas, e se for o momento de usar apenas planilhas, acredito que deva utilizá-las! (recomendo Google Sheets ?)

Porém, quando for a hora de organizar a casa, esperamos que você escolha o futuro dos sistemas, escolha Jestor.