Como usar PROCV, CORRESP e ÍNDICE no Excel

Como usar PROCV, CORRESP e ÍNDICE no Excel

Você sabia que a fórmula do PROCV e a combinação das fórmulas ÍNDICE e CORRESP no Excel possuem a mesma função?

O PROCV é bem mais simples, é uma das fórmulas que se aprende quando se começa a utilizar o Excel.

Já o ÍNDICE CORRESP é uma combinação de fórmulas mais complexas, porém mais dinâmica.

PROCV ou ÍNDICE + CORRESP?

Apesar de o PROCV ser mais fácil na hora de montar, ele pode ser bem mais trabalhoso depois, principalmente por dois motivos. O primeiro é porque a informação que você procura precisa estar sempre à esquerda de outras informações para ser encontrada pela fórmula. O segundo motivo é que ele não redimensiona após você incrementar a tabela.

Ou seja, você precisaria ficar constantemente reorganizando a tabela e a fórmula, sempre tomando muito cuidado para o PROCV não quebrar quando incrementar a tabela, e um PROCV não quebrar o outro na hora de reorganizar as informações.

Assim, apesar da combinação ÍNDICE CORRESP ser mais complexa, ela acaba sendo a melhor opção caso você precise incrementar a tabela recorrentemente.

O que é o CORRESP e o que é o ÍNDICE?

O ÍNDICE, basicamente, é selecionar uma tabela e dizer “me traz o valor na linha X, na coluna Y”, e a sua fórmula para encontrar determinado valor é a seguinte:

=ÍNDICE(seleção da tabela; número da linha; número da coluna)

Com o CORRESP, você procura um valor em uma linha OU em uma coluna e ele traz a identificação da linha (caso na fórmula tenha colocado a coluna) ou coluna (caso na fórmula tenha colocado a linha). A sua fórmula é:

=CORRESP(“Nome”; coluna escolhida; 0)

Sendo “Nome” (exemplo) um elemento que você quer encontrar, e “0” quer dizer que pode ser fora de ordem alfabética. Com essa fórmula, é possível encontrar a linha. Lembrando que o mesmo caso serve ao contrário, ou seja, se você der a linha, ele dá a coluna.

Como usar a combinação do ÍNDICE com o CORRESP?

Para utilizar o ÍNDICE e o CORRESP juntos com a função do PROCV, use:

=ÍNDICE(seleção da tabela; CORRESP(o valor que quer procurar; a coluna onde vai procurar; 0); CORRESP(o que quer encontrar; a linha onde vai procurar; 0)

Esperamos ter ajudado. Caso queira fazer de um terceiro jeito, que é ainda mais fácil, assista esse vídeo e saiba mais sobre o Jestor.