Design thinking: conheça essa abordagem

Design thinking: conheça essa abordagem

O que é, como funciona e por que utilizar o design thinking na sua empresa.

O que é Design Thinking?

Design Thinking é uma abordagem de resolução de problemas. Isto é, um processo colaborativo centrado nos stakeholders de um produto, projeto ou iniciativa. Assim, o design thinking busca empatizar com todos os envolvidos para mapear e criar soluções para barreiras aos mesmos.

Como ele funciona?

Essa abordagem, além de ser coletiva, é centrada nos usuários. Assim, ela parte do levantamento de problemas reais, sem premissas teóricas ou análises científicas. Por isso, o design thinking é conhecido por humanizar e aproximar a resolução de problemas da vida real.

Existem alguns passos para o design thinking:

1. Imersão

Nesta fase, o time deve entender todos os aspectos do problema que quer resolver. Seja por pesquisas de mercado, análises de concorrência, reuniões com outros times ou pessoas diretamente relacionadas ao problema, esse é o momento para mergulhar de cabeça no assunto.

Além disso, essa é a etapa para entender a percepção do seu público e se aproximar de forma empática. Então, na imersão busque explorar todas as partes do seu problema, público, mercado, empresa para começar a gerar insights para as próximas etapas.

2. Análise

Depois de mapear pontos de partida na fase anterior, agora buscamos analisar tudo que foi coletado. Então, o objetivo dessa etapa é sintetizar um plano para solucionar o problema. Para isso, os dados da etapa anterior são tão importantes: para descobrir as oportunidades e a visão do mercado.

3. Ideação

Agora com a perspectiva dos stakeholders em foco por conta das últimas etapas, é o momento de fazer brainstorming de ideias. Então, nessa etapa, todos podem sugerir propostas e insights para análise.

4. Prototipagem

Depois do brainstorm, cada proposta deve ser analisada para entender quais serão efetivamente testadas. Na quarta etapa, a ideia de como resolver um problema deve virar um protótipo. Porém, fazer testes pode ser algo complicado e comprometer se não seguir boas práticas, então se atente!

Assim, o time consegue analisar a aderência, o público, a qualidade da solução e o mercado em geral. Muito comum para isso é a elaboração de um MVP, o minimum viable product.

5. Implementação

Uma vez com dados sobre seu teste, você consegue ajustar tudo o que precisar para realmente implementar a sua solução. Então, com todos os stakeholders de acordo, é finalmente a hora de lançar a solução!

Por que seguir o Design Thinking?

Como você viu, essa abordagem depende muito mais dos consumidores e outros envolvidos do que dados puros. Isso é muito importante para criar produtos que resolvam um problema real e estejam adequados ao mercado e contexto inserido.

Além da vantagem do desenvolvimento do produto ser centrado nos interessados, por ser um processo colaborativo incentiva a multidisciplinaridade. Isso quer dizer que pessoas de áreas diferentes terão que compartilhar. Assim, o processo fica mais rico em ideias e tem mais chances de sucesso ao contar com um time mais diverso em habilidades e expertise.

Então, o design thinking é muito inovador porque melhora o jeito de pensar em resolução de problemas e traz resultados mais acertivos. Para te ajudar, pode ser feito assim: https://desenvolvimentodesignthinking.template.jestor.com.br/