Jestor Pro para Business |PHP|Parte 1
Conceitos básicos para criar soluções personalizadas.

A plataforma Jestor Pro permite a criação de soluções personalizadas a nível de código para adaptar o sistema a qualquer necessidade que um negócio possa ter. Pode ser intimidador no início para alguém que nunca teve experiência com programação, mas na realidade com apenas alguns conceitos básicos e uma compreensão sólida de lógica é possível criar soluções reais que aumentam muito a eficiência dos seus processos, como demonstrei nos textos que escrevi sobre minhas primeiras experiências com o Jestor Pro.
Para facilitar essa imersão no sistema, decidi montar alguns textos curtos para ajudar pessoas mais orientadas a Business (ou pra quem quer começar a programar) a entender os conceitos necessários para fazerem seus próprios experimentos na plataforma.
A internet está repleta de material para quem quer aprender a programar em um nível mais técnico, mas a ideia é justamente apresentar de forma ordenada todas informações (e apenas isso) que alguém precisaria para criar suas primeiras automatizações no sistema da forma mais rápida possível.
Nessa primeira parte, vamos falar de variáveis.
O que é uma variável?
Variáveis são, de forma resumida, uma forma de armazenar informações. Como o próprio nome implica, as informações que as variáveis contém podem ser alteradas, ou seja, variam.
Pense numa fórmula matemática: uma variável x pode ter qualquer valor que você atribua a ela. Esse valor então passará por um processo (fórmula) e alterará o valor final (resultado).
Variáveis em programação são parecidas. Geralmente elas são formas de passar informações em um processo para se chegar num resultado. Aqui, a diferença é que essas variáveis podem ter diversos valores, não apenas valores numéricos, mas coisas como textos e afirmações como VERDADEIRO ou FALSO.
Em PHP, a forma de identificar variáveis é iniciá-las com o símbolo $, como por exemplo $variavel.
Atribuindo valores a variáveis
A maneira de atribuir valores a variáveis é através do sinal de igual, ou seja, “=”. Além disso, a variável a receber o valor fica ao lado esquerdo do operador, e o valor a ser atribuído fica ao lado direito.
Em um exemplo prático, na linha a seguir:
$a = 2;
Estou dizendo que, a partir de agora, a variável $a tem o valor 2. Isso significa que, ao realizar uma ação com essa variável, eu estou trabalhando com o valor dela. Se logo em seguida eu escrevesse a linha abaixo:
$b = $a * 6;
Isso significaria que $b agora possuiria o valor 12 (ou seja, 6 vezes 2, o valor de $a).
Tipos de variáveis
Como dito anteriormente, as variáveis podem ter tipos diferentes de informação. Para iniciar, vamos falar de três tipos de variáveis diferentes.
Texto: informações que devem ser lidas como texto são chamadas de strings, e são identificadas por estarem entre aspas (ex: $a = “exemplo”).
Números: valores numéricos. No Jestor, os números são tratados como números decimais.
Data: no Jestor, uma data pode já estar convertida em um formato específico (ex: 25/08/2020) ou estar em Unix Time (basicamente, uma contagem de segundos passados desde 01/01/1970).
Na realidade, o que está acima é uma simplificação. Em PHP, por exemplo, números podem ser de diversos tipos (como inteiros, ou seja, sem casas decimais). No entanto, para fins de começar a criar códigos no Jestor Pro, por ora vamos manter essa simplificação.
Campos no Jestor
O Jestor tem uma série de campos que podem ser criados na interface. Abaixo, alguns campos separados pelos tipos de variável que eles armazenam:
Texto: campos de texto curto, texto grande, lista, CPF, CNPJ e e-mail.
Números: campos de número, fórmula e caixa de seleção (1 para selecionado e 0 para não selecionado).
Data: campos de data e data e hora.

Pra ficar esperto!
Abaixo reuni alguns pontos de confusão comuns quando trabalhamos com variáveis:
- ⚠️ 1 é diferente de “1”: em um caso estamos passando um número. Em outro, estamos passando um texto.
- ⚠️ Nomes de variáveis são sensíveis a maiúsculo e minúsculo: uma variável $abc é diferente de uma variável $ABC.
- ⚠️ Nomes de variáveis devem começar com letras ou _: o nome de uma variável não pode começar com um número (como $1abc).
- ⚠️ Variáveis em PHP não possuem tipo específico: as variáveis vão assumir o formato do que você passar a elas, assim é possível “transformar” uma variável string em número se esquecer das aspas.
Com estes conceitos, você já deve conseguir reconhecer variáveis e fazer atribuições simples às mesmas. ?
Na próxima parte, vamos falar sobre um tema mais complexo: o array.